A Miastenia Gravis é uma doença neurológica rara caracterizada por fraqueza muscular. É uma doença auto-imune, ou seja o sistema imunológico do próprio paciente produz anti-corpos que causam a doença. Os principais sintomas são visão dupla (diplopia), ptose palpebral, dificuldade para mastigar, engolir e falar. Outros sintomas frequentes são a fraqueza da musculatura dos braços e pernas. Nas situações mais graves pode ocorre dificuldade para respirar devido a fraqueza da musculatura respiratória.
O diagnóstico pode ser confirmado por exames complementares como um teste positivo para anticorpos anti-acetilcolina e eletroneuromiografia.
O tratamento da Miastenia Gravis é multidisciplinar envolvendo diretamente os neurologistas que fazem a condução clínica dos pacientes e cirurgiões torácicos quer realizam o tratamento cirúrgico quando indicado. O tratamento cirúrgico para Miastenia Gravis é a ressecção do timo também chamado de timectomia. A cirurgia é realizada de forma minimamente invasiva por vídeotoracoscopia ou de preferência por robótica.
Dr. Flávio Brito é especialista no tratamento cirúrgico da Miastenia Gravis, treinado no Brigham and Women’s Hospital, Harvard Medical School.