A hiperidrose ou suor excessivo é uma doença que afeta cerca de 2% da população. A forma localizada da hiperidrose é decorrente da hiperestimulação das glândulas do suor pelo sistema nervoso simpático, que
é uma cadeia de nervos localizada no tórax e na região lombar. A hiperidrose localizada acomete com mais frequência as mãos, pés, axilas, face e couro cabeludo.
O tratamento cirúrgico é indicado para os pacientes com a forma severa da doença, ou seja, pacientes que tem prejuízo da qualidade de vida ou que não tiveram boa resposta ao tratamento clínico. A cirurgia recomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica é a simpatectomia torácica por vídeotoracoscopia procedimento pouco invasivo com elevada eficácia e excelente resultado estético. A cirurgia é realizada sob anestesia geral, através de duas pequenas incisões. Como o procedimento é minimamente invasivo, a alta hospitalar é precoce (aproximadamente 12 horas) e a recuperação pós-operatória é rápida. A cirurgia tem como objetivo principal bloquear a cadeia simpática torácica e controlar a hiperestimulação das glândulas do suor nas regiões afetadas. A simpatectomia torácica controla o excesso de suor de forma definitiva em cerca de 90% dos pacientes. Dr. Flávio Brito é especialista em cirurgia torácica minimamente invasiva treinado no Brigham and Women’s Hospital, Harvard Medical School.